quarta-feira, 19 de junho de 2013

Após manifestações, Paulo André vira 'professor' no elenco do Timão

Jogadores buscam atualizações sobre protestos em São Paulo com o zagueiro, conhecido por gostar de política. Renato Augusto defende povo


Por Rodrigo Faber
São Paulo

O Corinthians já voltou aos trabalhos para o segundo semestre, mas o futebol não é assunto dominante nas conversas entre os jogadores. As manifestações quase diárias em São Paulo contra o aumento da passagem de ônibus, entre outras causas, também se tornaram pauta entre os atletas. Especialmente sob o domínio de um "professor" especializado em política: o zagueiro Paulo André.

Conhecido pelo gosto mais aprofundado por cultura em geral – incluindo literatura, cinema e discussões políticas –, o defensor é procurado com frequência pelos companheiros de elenco, que buscam informações e análises críticas em relação ao contexto paulistano. O meia Renato Augusto, por exemplo, trata Paulo André como uma fonte de informações sobre o dia a dia na cidade.

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


– Eu converso com o Paulo André sobre isso (manifestações) porque é um cara que sempre está por dentro. Procuro me atualizar com ele. É uma pessoa super inteligente. Às vezes nós (jogadores de futebol) não temos contato com tudo, então procuro conversar – afirmou o meia.

As entrevistas da maioria dos jogadores tem sido dominada por protestos não somente em São Paulo, mas em diversas outras capitais do Brasil. Na seleção brasileira, que disputa a Copa das Confederações, os atletas se colocaram a favor dos apelos populares. No Corinthians, todos os jogadores consultados até aqui adotaram o mesmo discurso: sinal positivo para as manifestações e negativo para o vandalismo.

 Através das redes sociais, Paulo André se colocou a favor dos protestos. No Twitter, o zagueiro escreveu: "É este o legado da Copa? Gostei!". Já no Instagram, postou fotos estimulando o povo a se dirigir às ruas e mostrar força aos governantes. Posicionamento dominante também no elenco do Corinthians.

Revelado na base do Flamengo, Renato Augusto jogou pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha, entre 2008 a 2012. As boas condições que encontrou longe de seu país de origem revoltaram o meio-campista em seu retorno ao Brasil, no início deste ano. O jogador disparou contra o valor dos impostos e apontou falhas graves no sistema público de atendimento à população, motivo pelo qual ele assegurou que também iria às ruas para protestar.

 – Eu iria às ruas contra a corrupção. Vi muita gente falando que é por 20 centavos... É por causa de tudo que aconteceu nesse tempo todo. Temos saúde e educação péssimas. Eu morei muito tempo lá fora. Lá você paga, mas tem retorno. Aqui pagamos impostos absurdos e o retorno é quase zero. Eu iria à rua por isso – afirmou.

– Não acho os protestos válidos se depredam algo público ou que é do cidadão. O povo tem de ir à rua para correr atrás do bem do Brasil. Uma minoria quer agressividade. No geral, é um grande marco para a história do país.

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


Nenhum comentário:

Postar um comentário