segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Paulo André projeta 40 pontos para o Corinthians no segundo turno

Zagueiro sonha com melhor desempenho do Corinthians na metade final do Campeonato Brasileiro e espera, no mínimo, vaga no G-4


Por Rodrigo Faber
São Paulo


 O Corinthians terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na quinta colocação, com 30 pontos (e ainda pode ser ultrapassado pelo Inter, que também tem 30 e realiza seu jogo atrasado com o Santos nesta terça-feira, em Novo Hamburgo). Após 19 rodadas disputadas, em apenas duas oportunidades o Timão conseguiu se aproximar do seu objetivo, entrando no G-4 da competição nacional. O desempenho irregular não vem agradando à torcida, à comissão técnica ou aos jogadores. O zagueiro Paulo André admitiu o mau aproveitamento alvinegro e traçou uma meta para a equipe no segundo turno: 40 pontos.

– Ficou abaixo do que esperávamos, por essa distância de dez pontos do Cruzeiro. Uma campanha de campeão gira em torno de 66% de aproveitamento. Qualquer coisa abaixo disso fica longe das expectativas. Temos de melhorar e ganhar, no mínimo, 40 pontos para atingir 70 e garantir o G-4 – afirmou.

Para chegar à pontuação projetada pelo defensor, o Corinthians precisaria conquistar 70% dos pontos em jogo. No primeiro turno, o Timão não passou dos 52%, prejudicado, principalmente, pelo excesso de empates: foram nove igualdades, quatro delas em casa, sendo a última contra o Náutico, no domingo.  Dos 19 jogos que tem pela frente, a equipe precisaria, em uma possível projeção, de 12 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas.
 
Se conquistar 40 pontos, o Corinthians chegará a 70, com desempenho médio suficiente para brigar pelo sexto título brasileiro de sua história. O Fluminense, campeão no ano passado, terminou o Brasileirão com 77 pontos. Em 2010, quando também levou o título, o time carioca conquistou 71 pontos – mesmo desempenho do Timão, campeão em 2011. O Flamengo de 2009 foi o campeão por menos pontos conquistados no atual formato: apenas 67.

Ciente de que qualquer justificativa no atual momento pode soar como desculpa, Paulo André culpou os cinco jogos realizados antes da pausa para a Copa das Confederações pela instabilidade do Corinthians. Em cinco jogos, o Timão venceu apenas uma (1 a 0 sobre a Ponte Preta, em casa). Ainda no Pacaembu, empatou com Botafogo e Portuguesa. Fora, ficou na igualdade com o Goiás e perdeu para o Cruzeiro.

– Vai parecer desculpa, mas nos cinco jogos antes da parada estávamos desgastados. Fizemos poucos pontos e perdemos pontos importantes em casa ao longo do primeiro turno. Não conseguimos produzir o esperado – disse Paulo André.

A primeira missão do Corinthians no segundo turno do Campeonato Brasileiro não deverá ser fácil. O Timão viaja ao Rio de Janeiro, onde enfrenta o vice-líder Botafogo, na próxima quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no estádio do Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário