terça-feira, 23 de abril de 2013

[Arquivo] Esquire Latinoamérica - Moda com Hugo Boss: Paulo André

Na época em que foi convidado para ser garoto-propaganda da Hugo Boss, Paulo André foi entrevistado pela Esquire Latinoamérica, que ainda contou com uma sessão de fotos, realizada no Hotel Unique, em São Paulo. Confira a tradução da entrevista:


Foto: John Russo


Paulo André nasceu em 1983 e desde jovem se destacou em times de São Paulo. Em 2005 chegou ao Club Atlético Paranaense e foi indicado um dos cinco melhores zagueiros do Brasil pela revista Placar. Em 2006 assinou com o clube francês Le Mans. Três anos depois realizou um de seus maiores sonhos: ser contratado pelo Corinthians, o segundo time mais popular do Brasil. Em 2011 ganhou o prêmio de melhor zagueiro de seu país.

O jogo de sua vida


Em que momento de sua carreira se encontra?
PA: Nunca me senti tão feliz e satisfeito como agora jogando no Corinthians. Em 2011 ganhamos o campeonato brasileiro e agora estamos competindo a Copa Libertadores.

Como define seu estilo de jogo?
PA: Sou um zagueiro com boa técnica e visão de jogo, sei identificar como a equipe está se movimentando dentro de campo e como pode melhorar. Meus ídolos são o italiano [Franco] Baresi e o paraguaio [Carlos Alberto] Gamarra. Eles sempre sabiam onde se colocar em campo, o que faz com que um zagueiro seja mais eficiente e cometa poucas faltas.

Explique aos nossos leitores a importância do Corinthians.
PA: Os torcedores do Corinthians, que são mais de 30 milhões, amam seu time loucamente. São muito apaixonamos e nos apoiam cantando: "Vamos jogar com raça e com o coração. É o time do povo, é o Coringão". Nossos seguidores se chamam de "fiéis". Tudo isso também significa que a pressão para os jogadores é enorme.


O Corinthians é o time mais importante do Estado de São Paulo, onde você nasceu. Você sonhava em jogar nesta equipe?

PA: Minha família é corinthiana e eu queria ser parte deste clube desde que era menino. Como disse, o Corinthians é uma grande equipe, por isso quando me disseram que queriam me contratar, aceitei de imediato. Nessa época estava jogando na França, mas concordei com uma redução de 30 por cento do meu salário pelo qual me contrataram. Em dezembro passado [2011] ver meu pai chorando porque nos sagramos campeões me emocionou muito. Ele me disse que era o dia mais feliz da vida dele; para mim também foi.


Por que é importante para você ter um blog?

PA: Sempre gostei de escrever. No Brasil, a maioria dos jogadores de futebol abandonam os estudos para se dedicarem aos treinos, mas eu continuei me preparando. Em 2010 decidi criar um blog para compartilhar minha opinião sobre o futebol brasileiro e como podemos melhorá-lo. Há muitas coisas para mudar, como os calendários, o sindicato e o fato de os jogadores brasileiros não estarem acostumados a defender os seus direitos, algo que aprendi quando estava na França. Também escrevo posts sobre como é a vida de um esportista profissional. Acho importante que o público saiba como é nossa realidade além do campo. Muitos acham que nossa vida é fácil. Certo: fazemos o que gostamos e nos pagam muito bem, mas nossa profissão exige um grande esforço e renunciar muitas coisas.


Fale-nos sobre seu livro O Jogo Da Minha Vida.

PA: Este livro trata do processo de tornar-se um jogador de futebol profissional e os passos que segui para consegui-lo. É a história da minha vida que, ao mesmo tempo, reflete o que acontece com milhões de meninos que sonham em se dedicar ao futebol. Escrevi sobre as dificuldades que sobreviver neste ambiente implica, os representantes desonestos, minha primeira partida como profissional, minha transferência ao futebol francês e o retorno a uma grande equipe do meu país. Também reflito sobre a situação do futebol brasileiro e dou conselhos aos pais dos jovens que querem seguir este caminho. Em cada capítulo incluo o depoimento de um esportista, seja jogador de futebol, nadador, jogador de basquete, atleta... Personagens como Maurren Maggi, Oscar Schmidt, Gustavo Borges, Kaká e Ronaldo me deram a honra de participar do livro. Há também depoimentos de muitos dos grandes jornalistas esportivos do Brasil.


Quais são seus objetivos?

PA: Quero ganhar títulos importantes. Já realizei meu sonho de ser campeão no Brasil, que foi algo muito difícil, mas maravilhoso. Agora estamos tentando ganhar a Copa Libertadores, o que nos permite competir no Mundial de Clubes. E também quero jogar pela Seleção Brasileira.


Para um jogador de futebol, qual é a importância de se ter um visual que o caracterize e cuidar de sua imagem fora do campo?

PA: Os meninos nos consideram super-heróis, então é importante nos encontrarmos bem. Mas é mais importante que nos comportemos corretamente fora do campo. Devemos ser um exemplo para eles.

Para você o que significa a Hugo Boss ter te escolhido como imagem de uma das suas fragrâncias?
PA: A Hugo Boss é uma grande marca, seus produtos têm uma qualidade excelente e são conhecidos no mundo todo. A fragrância que represento, Boss Bottled Night, é muito boa, eu adoro. Foi uma surpresa muito agradável me escolherem como embaixador, me sinto muito orgulhoso.

Fonte e sessão de fotos: Esquire Latinoamérica

Nenhum comentário:

Postar um comentário