terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Paulo André dá dica a Pato: ‘Tem de entender o estilo do Corinthians’

Zagueiro diz que clube não pode se adaptar a um jogador só e lamenta reclamações do atacante após jogo contra o São Bernardo: ‘Tudo se resolvia ali dentro’


Por Diego Ribeiro
São Paulo


Capitão do Corinthians em 2014, o zagueiro Paulo André é um dos jogadores do Corinthians mais próximos a Alexandre Pato. Por isso, tem propriedade ao falar sobre o estado do atacante, vaiado na derrota por 1 a 0 para o São Bernardo, sábado passado, e insatisfeito com sua condição no clube. Paulo André entendeu as reclamações de Pato, que disse não jogar sozinho e estar fora de posição. Por outro lado, avisou que o atacante ainda precisa se adaptar melhor ao clube. O zagueiro disse ainda que o companheiro poderia ter deixado para fazer críticas internamente e não em entrevista.

– O Corinthians não tem de se adaptar a ninguém, pois estamos aqui de passagem. Temos de fazer o máximo para mostrar trabalho e ficar o maior tempo possível. O treinador instiga e ajuda a desenvolver, e acho que o Mano tem esse lado professor. O Pato tem de entender o estilo do clube em que ele joga – afirmou Paulo André, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

– Acho que o Pato tem o direito de falar o que quiser, assim como qualquer outro. Tentamos ajudá-lo de todas as formas. É preciso ter uma chama aqui dentro, nos caracterizamos por isso nos últimos anos, mas isso parte da vontade dos jogadores – completou.

Mano Menezes deu uma resposta sutil a Alexandre Pato após a partida, dizendo que algumas bolas chegaram até o atacante, mas não houve sequência nos lances. Paulo André não se mostrou confortável com a situação.

 – Não era costume alguém reclamar publicamente na imprensa, seja do grupo, seja do técnico... Tudo se resolvia ali dentro do vestiário. Cada um tem seu direito, mas todo mundo tem de assumir responsabilidades – destacou o defensor.

Foto: Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians

Amigo de Pato e companheiro de quarto nas concentrações, Paulo André espera uma reação do atacante. Em pouco mais de um ano no Corinthians, o astro não justificou os R$ 40 milhões investidos em sua contratação e vem sofrendo com as constantes críticas da torcida.

– Ouvimos muito que o torcedor não vive de vitórias, vive de Corinthians. Se ele conseguir representar um pouco isso, o corintiano vai respeitar, empurrar e torcer até o fim. Mas é característica de cada pessoa. O Pato é novo, vai amadurecer e entender que é fundamental saber o estilo do clube em que ele joga – discursou o capitão corintiano.

Sem convencer, Pato deve voltar ao banco de reservas no clássico desta quarta-feira contra o Santos, na Vila Belmiro. Mano deve utilizar Guerrero no comando do ataque.

Paulo André repreende Pato e o orienta a ter estilo exigido por Fiel

Luiz Ricardo Fini
São Paulo (SP)

A reclamação pública do atacante Alexandre Pato não repercutiu bem no elenco corintiano. Depois de o técnico Mano Menezes ter rebatido as críticas do atleta, o capitão Paulo André não se mostrou confortável pela forma como um assunto interno foi abordado e ainda orientou o jogador a incorporar o estilo exigido pela Fiel torcida.

“Escuto muito que Corinthians não vive de vitórias, mas sim de Corinthians. Se você respeitar o amor do corintiano, eles vão torcer até o fim. Quando vem alguém com alma, vira o cara da torcida. Talvez se ele conseguir entender isso vai ter sucesso aqui. É a característica da pessoa, mas é novo, vai amadurecer e perceber que é fundamental entender o estilo do clube em que joga. Lógico que deve ficar o mais à vontade possível, mas também com espírito brigador e guerreiro”, afirmou.

No sábado, depois da derrota para o São Bernardo, Pato ficou incomodado com as vaias da torcida e se defendeu dizendo que não joga sozinho, além de ter reclamado por ter sido colocado por Mano Menezes isolado na frente. O treinador rebateu o atacante no mesmo dia, em uma característica diferente de seu antecessor Tite, que gostava de resolver as pendências internamente com os atletas. Paulo André percebeu a mudança no comando, mas também repreendeu o colega de time por ter externado uma insatisfação.

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

“Há uma mudança (na filosofia do técnico) e temos de nos adaptar. Também não era costumeiro atleta reclamar publicamente do comando. Nós resolvíamos tudo aqui dentro. Como o Mano disso, todo mundo tem de assumir a responsabilidade, até porque a equipe esteve muito abaixo do que pode produzir. O time está crescendo, pois acabou de passar por uma semana puxada. Não é o momento de começar a atrair problema para o nosso lado”, comentou.

A última declaração de atleta que havia repercutido negativamente no Corinthians foi do argentino Martínez, que, no fim de 2012, cobrou uma vaga de titular. Na época, Tite conversou reservadamente com o atacante, mas os líderes do elenco também se reuniram com o jogador, que acabou deixando o Timão pouco tempo depois. Agora, Paulo André acredita que o grupo pode conversar com Pato sobre o assunto.

“Sempre vale (conversar). Nós estamos o dia inteiro juntos e conversamos bastante. Às vezes, no intervalo ou no pós-jogo, o jogador sai irritado com a derrota, por não ter feito o que gostaria, principalmente neste caso específico, em que tem a cobrança desde o ano passado, porque todo mundo espera mais. E ele reagiu impulsivamente. Espero que entenda que todo posicionamento colocado aqui dentro ou fora é para benefício do grupo. A vitória é construída com a ajuda de todos”, acrescentou.

Além disso, Paulo André reiterou que o time necessita de disposição para voltar a ganhar títulos. “Ele tem direito de falar o que quiser, assim como qualquer outro. Estamos tentando ajudar de todas as formas o Pato e outros jogadores, no intuito de termos um time forte. Quem ganha campeonato é grupo forte, preparado para substituir, com jogadores que têm vontade e desejo de vencer e conquistar títulos. É dessa chama que precisamos aqui dentro”, completou.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Paulo André diverge de técnico do Santos: “Tabela é ruim para todos”

O zagueiro Paulo André não vê grande vantagem do Corinthians por ter um dia a mais do que o Santos na preparação para o clássico de quarta-feira, pelo Campeonato Paulista. Depois de o técnico santista Oswaldo de Oliveira ter indicado um favorecimento ao Timão na tabela, o capitão corintiano afirmou que a falta de tempo entre os jogos é um problema para todos.

“Não tem muito a ver. Realmente, um dia faz diferença, mas nós sofremos contra o São Bernardo, quando tivemos um dia a menos, e agora temos um dia a mais de descanso. No fim das contas, fica equilibrado. É ruim para todo mundo. Todos saem devendo nesta história, mas a diferença é mínima e não é suficiente para nosso time ter vantagem”, comentou.

Oswaldo de Oliveira reclamou pelo Corinthians ter atuado no sábado, diante do São Bernardo, enquanto o Peixe jogou no domingo contra o Ituano. Assim, o time dirigido por Mano Menezes teve um dia a mais na preparação para o jogo na Vila Belmiro.


Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press


No papel de um dos líderes do Bom Senso FC, que prega mudanças no futebol nacional, Paulo André aproveitou o debate para reclamar do calendário, alegando que não pagaria ingressos para ver a maior parte dos jogos do Estadual.

“Seria capaz de assistir a clássico, mas o resto nem me pagando. O espetáculo está ruim, e o pessoal prefere ir à praia. Nosso torcedor é apaixonado e levamos 12 mil pessoas ao estádio no sábado à noite, mas a média dos Estaduais no Brasil não passa de três mil. O Brasileiro tem média de 13 mil, ficando atrás de campeonatos de Austrália, Estados Unidos... Há ingresso caro, violência, espetáculo de baixa qualidade... Lamento, porque sou apaixonado por futebol e espero que a gente consiga resgatar a paixão do público”, comentou.

Mesmo com o Bom Senso pregando a diminuição no número de jogos, Paulo André ainda se mostrou preocupado com a situação das equipes menores com a redução das partidas na primeira fase do Estadual. “Não sei como os times aguentam e continuam aceitando este formato”, lamentou.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Paulo André escancara revolta do Bom Senso e garante ação: 'Fomos enrolados!'

Zagueiro do Corinthians fala grosso contra a organização do futebol brasileiro, promete novos atos para 2014 e fala de nova bandeira: defender os direitos do torcedor


Gabriel Carneiro - 07/01/2014 - 13:28 São Paulo (SP)
 
Líder do movimento Bom Senso FC, que nasceu em setembro de 2013 para questionar o calendário do futebol nacional, o zagueiro Paulo André já abriu a temporada com discurso firme. De acordo com o jogador do Corinthians, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está "enrolando" os mais de mil jogadores que fazem parte do grupo, mas novas ações serão organizadas já nas próximas semanas, pedindo mudanças para 2015. A ameaça de greve continua, e pode sair do papel durante os Estaduais.

- É mais do que possível uma greve, não tem nada descartado. Para mim, Paulo André, é a única medida viável, mas o Bom Senso, como o próprio nome diz, vai tentar o diálogo e promover outras ações para que os responsáveis pelo futebol possam tomar atitude. Lamentamos o desprezo e a falta de atenção ao futebol brasileiro, que está jogado às traças e ninguém faz nada - afirmou Paulo André logo após o segundo dia da pré-temporada do Corinthians, no CT Joaquim Grava.

O zagueiro ainda afirmou que os líderes do Bom Senso FC trabalharam intensamente durante o mês de dezembro, fazendo inclusive uma análise mais detalhada das notas divulgadas pela CBF sobre o movimento, que assegura já ter estruturado uma série de ações ainda não divulgadas para 2014. Dos pedidos do Bom Senso, apenas um foi atendido: a pré-temporada de 2015 foi esticada em alguns dias, mas nada significativo segundo Paulo André.

- O Bom Senso nasceu com as bandeiras do fair play financeiro e do calendário. Mas além do calendário estar ruim, porque os times pequenos jogam 15 jogos o ano todo, são 18 mil atletas que ficam desempregados a partir de abril, não existe fair play. Só alguns jogadores do Paulista de Jundiaí ganharam uma ação por salários atrasados. Esse modelo atual é feito para não funcionar, porque perde ponto, rebaixa o time e o jogador que reclamou não pode entrar na cidade de novo. O futebol brasileiro tem verdadeiros bóias-frias, e estamos lutando por eles - afirmou Paulo André, antes de completar, batendo forte na CBF.

- Não houve alteração, fomos enrolados e todos eles torcendo para que esfriassem ações e a mobilização dos atletas. Eles não têm argumentação para confrontar. É mais fácil dizer que não há comunicação conosco, que não tem um representante, do que confrontar com boas ideias, desenvolver um projeto para o futebol brasileiro. Se você for na Uefa, e eu sei que não é legal comparar Brasil com Europa, mas lá a prioridade é a capacitação de treinadores, porque são eles que desenvolvem os jogadores. Aqui a prioridade da CBF é vender patrocínio da Seleção! - disse, nervoso, o jogador do Timão.

Nova bandeira para 2014 - Além do calendário e do fair play financeiro, Paulo André afirma que o movimento Bom Senso FC defenderá uma nova bandeira em 2014. E ela não tem a ver com a resolução do Campeonato Brasileiro de 2013 por decisão do STJD, mas com o torcedor brasileiro.

- Queremos levantar essa nova bandeira do torcedor, de preço de ingressos, condição dos estádios. Os torcedores precisam passar para nós o que precisam para que o espetáculo fique mais acessível. Vamos tratar sobre isso nas reuniões, responder e tentar melhorar. Não estamos aqui para salvar o mundo, mesmo sabendo que o futebol brasileiro tem dezenas de problemas. Vamos passo a passo, pelo que estudamos e conhecemos, para conquistar alguma vitória esse ano.
 
Fonte: LANCE!Net

Paulo André pede Timão mais corajoso em 2014 e considera Mano 'sargentão'

Zagueiro pode ser o capitão do time em 2014 e acredita que o técnico tem perfil mais disciplinador, diferente de Tite. Beque ainda cobra coragem do time e atitude dos jogadores


LANCEPRESS! - 07/01/2014 - 13:04 São Paulo (SP)

O zagueiro Paulo André foi uma contratação indicada ao Corinthians por Mano Menezes, mas pouco tem a dizer sobre o técnico que reassumiu a equipe nesta segunda-feira. Em apenas dois dias de trabalho após a chegada do comandante, o candidato a capitão da equipe em 2014, por conta da aposentadoria de Alessandro, afirmou que o treinador tem postura de "sargentão", diferente do antecessor Tite, que é mais "paizão". Apesar de definir o comportamento de cada um, o zagueiro acha que ainda não conhece o técnico o suficiente.

- Já se vai muito tempo que eu trabalhei com o Mano. A visão de futebol dele é parecida com a do Tite, mas o Tite é um cara mais humano. O Mano é um pouco mais sargentão, mais duro e firme quanto tem que tomar decisão. A escolha da diretoria foi muito boa - pontuou o primeiro jogador do Corinthians a conceder entrevista coletiva em 2014.

Na visão de Paulo André, o objetivo dos dirigentes do Corinthians ao anunciarem o retorno de Mano Menezes é acender uma "chama" nos jogadores, que acabaram "naturalmente" se acomodando no segundo semestre de 2013. O Timão terminou o Campeonato Brasileiro na décima posição e de forma melancólica. Dessa forma, seria necessário um choque, já anunciado pelo novo treinador em sua coletiva de apresentação, e uma mudança de atitude por parte dos próprios atletas.

- O Mano é o comandante e mudanças hão de acontecer. Ano passado voltamos campeões do mundo, o Chicão se lesionou, o Gil entrou e não saiu mais. Nada do que se fez no passado serve de amparo para ficar na equipe. É hora de mostrar competência para ganhar confiança. O ser humano naturalmente relaxa, e o Mano vem para acender essa chama dos atletas vencedores, campeões, mas que precisam olhar Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil como coisas que eles devem buscar - afirmou Paulo André, concordando com a disciplina proposta pelo novo treinador, e antes de completar.

- Futebol se faz com equilíbrio, porque é bom ter um ataque forte e uma defesa protegida. Temos que voltar para a Libertadores, traçar objetivos e conquistá-los. Agora você me pergunta o que precisa mudar? Não sei... Acho que se pode buscar uma transição mais rápida entre a defesa e o ataque, um jogo mais vertical, mais ousado, mais corajoso talvez. Mais atitude por parte dos jogadores, porque são essas atitudes e estratégias que podem acelerar a construção de uma nova equipe - opinou.

Fonte: LANCE!Net

Paulo André elogia e indica maior virtude de Mano Menezes: "Montar time"

15h 07/01/2014 - Futebol
Agência Corinthians


Paulo André é um dos jogadores do atual elenco do Corinthians que trabalharam com Mano Menezes na primeira passagem do técnico pelo clube. O zagueiro chegou ao Timão em 2009 e foi comandado por cerca de um ano pelo novo treinador corinthiano. Ao falar sobre o comandante em entrevista coletiva no CT Dr. Joaquim Grava nesta terça-feira (07), o camisa 13 apontou o grande talento do gaúcho.

“A maior virtude [de Mano] é montar time. Ele deixou um elenco muito bem estruturado [no Corinthians], também montou uma estrutura boa na Seleção Brasileira”, afirmou Paulo André, que ainda vê Mano Menezes como o possível condutor de uma nova série de conquistas do Corinthians, exigindo trabalho e motivando a competitividade do grupo de jogadores.

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
“Nada do que se fez no passado serve de amparo para ficar na equipe. É hora de mostrar competência para ganhar confiança. O ser humano naturalmente relaxa, e o Mano vem para acender essa chama dos atletas vencedores, campeões, mas que precisam olhar Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil como coisas que eles devem buscar”, disse o zagueiro.

Um dos objetivos apontados por Paulo André para a temporada 2014 é o de conquistar uma vaga na Libertadores de 2015, mas as metas do ano ainda serão traçadas. Para conquistá-las, o zagueiro pede um jogo equilibrado durante o ano.

“É bom ter um ataque forte e uma defesa protegida. Agora você me pergunta o que precisa mudar? Não sei... Acho que se pode buscar uma transição mais rápida entre a defesa e o ataque, um jogo mais vertical, mais ousado, mais corajoso talvez. Mais atitude por parte dos jogadores, porque são essas atitudes e estratégias que podem acelerar a construção de uma nova equipe”, concluiu o camisa 13 do Timão.

Fonte: Corinthians

Líder do Bom Senso FC, Paulo André ameaça greve de jogadores

Marcos Guedes
São Paulo (SP)

O zagueiro Paulo André, um dos líderes do Bom Senso FC, movimento criado pelos jogadores em busca de melhorias para a classe, ameaça promover uma greve de atletas no futebol brasileiro. Nesta terça-feira, como de costume, o defensor do Corinthians criticou asperamente a CBF.

“A greve é possível. Na minha opinião, é a única coisa que faria as pessoas que dirigem o esporte tomarem alguma providência sobre as nossas reivindicações. Lamento o desprezo delas em relação ao futebol brasileiro”, declarou Paulo André.

De acordo com o zagueiro do Corinthians, os líderes do Bom Senso FC mantiveram contato durante as férias para discutir a situação e planejar eventuais ações nesta temporada, já que o movimento está insatisfeito com a posição dos dirigentes até o momento.

Liderado por atletas como Rogério Ceni e Alex, além do próprio Paulo André, o Bom Senso FC tem um novo calendário e o chamado ‘fair play financeiro’ como principais bandeiras. A única medida prática que o movimento conseguiu foi aumentar a pré-temporada em 2015.

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
O Bom Senso FC, segundo o zagueiro do Corinthians, não pretende participar da polêmica que envolveu a Portuguesa na última edição do Campeonato Brasileiro. Paulo André, no entanto, responsabilizou a CBF, presidida por José Maria Marin, pela confusão.

“Isso aconteceu por causa da desorganização. Até em um campeonato escolar o jogador suspenso é impedido de jogar. A CBF ainda tem uma pessoa para cuidar disso, o delegado da partida. Se realmente houver virada de mesa, vai ficar ainda mais claro”, criticou.

Paulo André diz que Mano chega para 'acender chama'

AE - Agência Estado

O próprio presidente do Corinthians, Mario Gobbi, admitiu que o elenco rendeu menos do que o esperado no segundo semestre do ano passado. Por conta disso, Tite não renovou seu contrato e Mano Menezes voltou ao clube. Para Paulo André, um dos líderes do elenco, o treinador deverá dar novo ânimo à equipe.

"O ser humano naturalmente relaxa, e o Mano vem para acender essa chama dos atletas vencedores, campeões, mas que precisam olhar Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil como coisas que eles devem buscar", comentou o zagueiro, nesta terça-feira, em entrevista coletiva.

Para ele, a maior virtude de Mano é montar time. "Ele deixou um elenco muito bem estruturado [no Corinthians], também montou uma estrutura boa na Seleção Brasileira", comentou Paulo André.

O defensor também destacou que, com a chegada do novo treinador, ninguém tem vaga garantida no time titular. "Nada do que se fez no passado serve de amparo para ficar na equipe. É hora de mostrar competência para ganhar confiança."

Fonte: Estadão

Paulo André vê Mano ‘sargentão’ e pede mais coragem ao Corinthians

Remanescente do time montado pelo novo técnico entre 2008 e 2010, zagueiro acredita que Corinthians precisa de estilo de jogo mais ousado nesta temporada


Por Rodrigo Faber e Diogo Venturelli
São Paulo


O técnico Mano Menezes começou o trabalho no Corinthians há apenas dois dias, mas as diferenças em relação ao antecessor, Tite, já são sentidas no elenco. O zagueiro Paulo André, que trabalhou entre 2009 e 2010 com o atual treinador, na primeira passagem de Mano pelo Timão, acredita que a principal distinção será a maneira de abordar o elenco. O estilo durão do novo comandante prevalecerá nesta temporada.

- Faz tempo que trabalhei com o Mano. Ele saiu daqui no meio de 2010, e já se vão três anos e meio. A visão dos dois é muito parecida, mas o Tite talvez seja um pouco mais humano, e o Mano mais sargentão, mais duro, quando tem de tomar uma decisão mais firme. A escolha da diretoria foi muito boa - opinou o defensor.

Foto: Rodrigo Faber
Paulo André também citou a capacidade de Mano para montar equipes, contratando peças essenciais ao esquema tático. Campeão da Série B em 2008, do Paulista e da Copa do Brasil em 2009, o técnico levou o zagueiro Chicão e os volantes Elias, Jucilei e Paulinho, que virariam fundamentais no crescimento do Corinthians nas temporadas citadas.

O desafio de Mano Menezes, agora, será bem diferente. Se em 2008 o treinador foi responsável por recuperar a equipe e remontá-la com diversas contratações após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, desta vez o elenco permaneceu praticamente inalterado em relação ao segundo semestre de 2013. A única contratação foi a do lateral Uendel, que estava na Ponte Preta.

As críticas da torcida na segunda metade do ano passado diziam respeito principalmente à suposta falta de vontade da equipe e ao estilo de jogo pouco objetivo, que resultou em 17 empates nos 38 jogos disputados no Brasileirão. Paulo André acredita que um time mais corajoso seja realmente necessário para o começo deste ano.

- Temos de buscar a transição mais rápida entre a defesa e ataque, um jogo mais vertical, mais ousado, corajoso. Mais atitude do que tática e técnica. Jogadores qualificados, de mais técnica, já temos. Com algumas estratégias, podemos fazer com que os gols voltem a surgir - argumentou.