terça-feira, 28 de maio de 2013

No Timão, Paulo André passará por exames para saber gravidade da lesão

Dores na coxa esquerda persistem e zagueiro não pegará o Goiás nesta quarta-feira



Renato Rodrigues
São Paulo (SP)


O zagueiro Paulo André, que sentiu uma lesão na coxa esquerda, no último sábado, durante o empate contra o Botafogo, não apresentou melhoras durante a última segunda-feira. Fora da partida desta quarta-feira, contra o Goiás, ele terá de passar por exames para saber a gravidade da lesão.

Foto: Reginaldo Castro/LANCE!Press


Apesar do departamento médico não acreditar em algo mais sério, o beque fica como dúvida para a partida contra a Ponte Preta, no próximo sábado, no Pacaembu.

- Esperamos um tempo para ver a resposta, mas ele segue com dores. Teremos de fazer exames para ter um prognóstico mais exato da lesão - disse Julio Stancati, médico do clube, em contato com o LANCE!Net.

Para o seu lugar, para atuar ao lado de Gil, o técnico Tite deverá confirmar Chicão, que vinha sendo reserva desde o início desta temporada. O camisa 3 está recuperado de uma lombalgia (dores nas costas) que o deixou quase um mês fora de combate.

Fonte: LANCE!Net

Melhoras, PA!!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Alessandro e Paulo André não pegam Goiás; Danilo e Guerrero são dúvidas

Lateral-direito e zagueiro foram vetados pelo departamento médico para o duelo deste meio de semana. Meia e atacante dependem de reavaliação



Por Marcelo Prado
São Paulo


 Em busca da sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Corinthians terá desfalques na partida desta quarta-feira, contra o Goiás, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O lateral-direito Alessandro e o zagueiro Paulo André foram vetados pelo departamento médico. O meia Danilo e o atacante Paolo Guerrero ainda serão reavaliados.

Alessandro já não enfrentou o Botafogo por sentir dores na coxa direita. Paulo André teve um problema na coxa esquerda no segundo tempo do duelo realizado no último sábado, no Pacaembu. Ainda não se sabe por quanto tempo os defensores ficarão afastados. Edenílson está confirmado na lateral-direita. Na zaga, Chicão deve ganhar nova chance.

Danilo pediu para ser substituído no intervalo por sentir dores na coxa direita. Ele ficou fazendo tratamento nesta segunda-feira e, nesta terça, será examinado pelos médicos. Mesmo que nenhuma lesão seja diagnosticada, a tendência é que o meio-campista ganhe um descanso neste meio de semana. Guerrero, com gripe, correu pelo gramado com os outros titulares nesta segunda e tem boas chances de atuar.

Além dos problemas médicos, Tite tem mais um desfalque assegurado: Paulinho, convocado para a seleção brasileira que disputará a Copa das Confederações. Com isso, Guilherme, contratado no ano passado, ganhará uma oportunidade ao lado de Ralf no meio campo.

A definição da equipe ocorrerá na manhã desta terça-feira, com um novo treino no CT do Parque Ecológico. À tarde, a delegação seguirá para Goiânia. A provável escalação é: Cássio; Edenílson, Chicão, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Romarinho e Douglas; Emerson e Guerrero (Alexandre Pato).

sábado, 25 de maio de 2013

Separados no nascimento

Momento um tanto engraçadinho na fanpage do Paulo André. Ontem ele postou duas fotos estilo "separados no nascimento". Uma delas com Viggo Mortensen e outra com James Franco.

Separados por um anel

Paulo André Mortensen

Separados por 127 horas


Eu, sinceramente, curto mais o Viggo, mas tenho que admitir que, olhando bem, em algumas fotos o PA lembra mais o James. Enfim, sou mais o brasileiro mesmo.

E você, o que acha?

Feliz Aniversário, Tite!

Hoje é uma data que, como corinthiana, não posso deixar passar em branco. Adenor Leonardo Bacchi, aka Tite, completa 52 anos de vida.



Parabéns, professor! Muitas felicidades, muita saúde, sucesso, muitas conquistas e muito obrigada por tudo o que você fez pelo Corinthians! Ganha muito! Sabe muito!

Vai começar o Brasileirão 2013

Começa hoje, 25 de maio, o Campeonato Brasileiro 2013. O Corinthians, atual campeão paulista, enfrenta o Botafogo, campeão carioca, no Pacaembu, no horário maldito das 21 horas, o chamado 'jogo das faixas'. Será o primeiro passo do Timão rumo ao sexto título nacional.

Este jogo marca o encontro entre dois técnicos campeões mundiais com o Corinthians: Oswaldo de Oliveira (2000), hoje técnico do Botafogo e Tite (2012). Além disso, os campeões brasileiros de 1990 serão homenageados.

Um dos primeiros jogos do Corinthians que assisti foi justamente contra o Botafogo. Era um sábado frio com garoa e houve um empate em 3x3. E hoje eu estarei lá no Pacaembu mais uma vez.

Escalação: Cássio, Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Romarinho, Danilo e Emerson; Guerrero.

Rumo ao hexa! Vai, Corinthians!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Paulo André faz as pazes com Neymar: 'Excelente profissional'

Após discussão na final do Paulistão, zagueiro culpa 'cabeça quente' pelo entrevero e encerra polêmica com craque do Santos



Por Alexandre Lozetti e Rodrigo Faber
São Paulo


O último jogo do Campeonato Paulista de 2013 ficou marcado por uma discussão particular entre dois jogadores normalmente calmos: o zagueiro Paulo André, do Corinthians, e o atacante Neymar, do Santos. Eles bateram boca ao longo da partida e chegaram a se encarar, precisando ser separados pelos respectivos companheiros de equipe. No dia seguinte à pequena rusga, o clima foi de paz entre os jogadores, que se cumprimentaram na festa de premiação do torneio.

Conhecido pela personalidade equilibrada, Paulo André procurou Neymar para evitar qualquer sequência da discussão. O defensor corintiano elogiou o trabalho do garoto e disse que a pequena confusão só aconteceu por conta do clima quente da final. Timão e Santos ficaram no empate por 1 a 1, resultado que deu à equipe do Parque São Jorge seu 27º título estadual.

 – Na final todo mundo quer ganhar, o clima é quente e a gente acaba se exaltando. O Neymar é um excelente profissional, e eu o procurei para cumprimentá-lo. Isso aí é do jogo, acontece mesmo – resumiu o zagueiro.

Logo no início do empate entre os rivais alvinegros, Paulo André fez uma falta clara em Neymar, não marcada pelo juiz. A atitude do zagueiro irritou o atacante do Santos, que, em toda dividida, reclamava da entrada anterior e cobrava o árbitro Guilherme Ceretta de Lima por uma atitude mais enérgica. Ambos terminaram a partida sem serem advertidos com o cartão amarelo.

Curiosamente, Paulo André terminou o segundo jogo da final do Campeonato Paulista sem ter cometido nenhuma falta. Neymar, por sua vez, fez três. Além do título, o Corinthians também encerrou o estadual com a marca de melhor defesa: foram 18 gols sofridos em 23 jogos, média de 0,78 gol por partida. Na última vez em que comentou sobre o assunto, o técnico Tite disse que considerava ideal justamente a média de gols sofridos em torno de 0,7.

Fonte: Globo Esporte

domingo, 19 de maio de 2013

Paulo André e Neymar discutem, e zagueiro diz que craque foi desleal

Zagueiro do Corinthians se estranhou com atacante do Santos durante todo o jogo da decisão paulista. Depois do título, ele comentou a confusão


Por Diego Ribeiro
Santos, SP



Paulo André é um zagueiro tranquilo. Neymar, um atacante que raramente se mete em confusão. Mas neste domingo, na decisão do Campeonato Paulista, o corintiano e o santista se estranharam e chegaram a ficar cara a cara em uma discussão.

Segundo o zagueiro, algo normal, de jogo. Os dois, na realidade, estavam se estranhando desde o primeiro tempo, quando Paulo André acertou a perna do atacante santista. O árbitro, porém, não marcou falta.

- É do jogo. Achei que ele não estava sendo leal. Decisão tem disso, um pé aqui, uma mão ali, mas eu sempre sou leal e senti que ele não estava sendo – declarou Paulo André, durante a comemoração do título corintiano.

Depois de vencer por 2 a 1 no Pacaembu, na primeira partida da decisão, o Corinthians jogou na Vila Belmiro neste domingo com a vantagem do empate. E assim foi. O placar de 1 a 1 assegurou o título estadual ao time de Tite.

a]s~sdlçaslsdklasd
Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com

Paulo André se estranha com Neymar: "Ele não gosta de apanhar, mas gosta de deixar o pé"

O zagueiro Paulo André e o atacante Neymar protagonizaram um duelo à parte na partida entre Santos e Corinthians na Vila Belmiro, pela final do Campeonato Paulista.  Os dois não se entenderam e passaram o jogo todo em um clima tenso.

Ainda no primeiro tempo, em mais de um lance os dois se estranharam. Na saída para o intervalo, o zagueiro corintiano reclamou das atitudes do santista. “Ele não gosta de apanhar, mas gosta de deixar o pé", disse o zagueiro à Rádio Bandeirantes.






Na volta para a etapa complementar, os ânimos da dupla não esfriaram. Em um lance na linha de fundo, Paulo André tirou a bola para escanteio e, na sequência do lance, houve o contato entre os dois. Neymar se revoltou e foi para cima do zagueiro, com o dedo em riste. Ambos iniciaram uma discussão mais forte, mas foram contidos pelos companheiros.

O árbitro Guilherme Ceretta chamou os dois para dar uma dura, mas não mostrou cartão para nenhum deles.  Depois da metade do segundo tempo, os dois se acalmaram e focaram apenas na partida. Até porque Neymar passou a jogar mais centralizado e seu embate com Paulo André não foi mais tão frequente.

Após a partida, Paulo André voltou a falar sobre o assunto de forma polêmica. "Sempre fui muito leal dentro de campo e achei que ele não estava sendo”, disparou.

O curioso é que Paulo André, apesar das reclamações de Neymar, não fez uma falta sequer na partida. Ao contrário do atacante, que cometeu três infrações. No final, o resultado de 1 a 1 deu o título do campeonato ao Corinthians, que havia vencido a primeira partida, no Pacaembu, por 2 a 1.


Quebra a canela dele, PA!

Corinthians é Campeão Paulista pela 27ª vez

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians


Foto: Paulo André/Facebook

"Não fizemos grande primeira fase. Sabíamos no jogo da Ponte Preta que teríamos condições de vencer. O Neymar tem dificuldade de jogar contra um time que nem o nosso, muito compacto.

Vamos tentar buscar o título no Campeonato Brasileiro também." - Paulo André

Parabéns, Corinthians. Orgulho desse time!

Paulo André fala em retribuir apoio do torcedor corinthiano

Trecho do programa "Os Donos da Bola", da Rede Bandeirantes, em que Paulo André fala da conquista do Campeonato Paulista como forma de retribuir o apoio da torcida corinthiana no jogo contra o Boca Juniors, na última quarta-feira.



Fonte: Louco Por Ti Corinthians

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Paulo André vê Santos acima do Boca, mas mira 'volta por cima'

Zagueiro diz que rival da final do Paulistão será mais difícil que os argentinos, algozes na Libertadores. Título significaria reação rápida


Por Diego Ribeiro
São Paulo

O Corinthians sabe que precisa mudar seu foco e esquecer a eliminação da Taça Libertadores para o Boca Juniors, na última quarta-feira, no Pacaembu. Por isso, o elenco tenta a todo custo “virar a chave” e falar sobre o Santos, adversário da final do Campeonato Paulista, no próximo domingo, na Vila Belmiro. Um dos líderes do Timão na temporada, o zagueiro Paulo André assegurou que o time vai esquecer a derrota na competição continental e pensar na possibilidade de título estadual.

Mesmo assim, o defensor citou o Boca quando fez sua análise sobre o Santos. Para ele, o rival paulista tem mais qualidade do que a equipe argentina, que, em sua visão, se classificou por causa de uma disposição tática impecável.

- O Santos tem mais qualidade do que o Boca, que jogou trancado, com intensidade muito alta, marcando demais. Talvez seja essa a diferença, um Santos com mais qualidade, e um Boca mais determinado no aspecto tático – analisou o zagueiro.

A confiança no título estadual é maior por causa do resultado do jogo de ida da final, vitória corintiana por 2 a 1 no domingo passado, no Pacaembu. A conquista significaria um alento em meio à dolorosa queda na competição internacional.

- A cabeça está boa, estamos confiantes e temos a vantagem de termos vencido a primeira partida. Seria uma grande volta por cima pelo que a equipe sofreu contra o Boca. O titulo será merecido se a gente encaixar um bom jogo – afirmou Paulo André.

Apesar da eliminação precoce na Libertadores, o defensor diz que o elenco está bastante animado com a possibilidade de conquistar o Paulistão. O último título do Corinthians na competição foi em 2009.

- A motivação para ser campeão paulista é muito grande, jogamos 19 longas rodadas de classificação, vencemos bem a Ponte Preta (quartas de final), passamos pelo São Paulo nos pênaltis (semifinal) e vencemos o primeiro jogo da decisão. É o que temos hoje e é o que vamos buscar. É o título que está mais próximo de nós - disse Paulo André.

Após queda do Corinthians, Paulo André evita apontar má-fé do árbitro

Zagueiro revela indignação por erros em jogo da Libertadores, mas prefere atenuar críticas


VÍTOR MARQUES - Agência Estado

SÃO PAULO - Um dia após a dolorosa queda na Copa Libertadores, Paulo André admitiu suspeitar de uma eventual má-fé do árbitro Carlos Amarilla na conduta do jogo do Corinthians contra o Boca Juniors, na noite de quarta, pelas oitavas de final. O time brasileiro empatou por 1 a 1 e acabou sendo eliminado da competição.

Ao fim do jogo, torcida, jogadores e até o técnico Tite reconheceram que os erros do árbitro foram decisivos para o resultado do confronto. Alguns chegaram a apontar uma atitude premeditada do juiz ao anular um gol legítimo do Corinthians e deixar de marcar dois pênaltis.

Paulo André admitiu a suspeita sobre o juiz, mas evitou se estender sobre o assunto. "É complicado, não tenho provas e ninguém deve ter. Não posso acusar sem provas, isso foge da minha esfera", disse, antes de citar algumas falhas do juiz. "Tudo foi esquisito: deu um cartão para o Emerson e depois outro para o goleiro [por cera]. E depois não deu mais nada. A postura foi esquisita", afirmou.

Foto: JF Diorio/Estadão


Cauteloso, o zagueiro mediu as palavras na tentativa de evitar futuras punições. "Ele foi ruim, não posso acusar de que foi por querer. Quem entende futebol sabe que ele errou, mas o que eu disser pode prejudicar a mim e ao clube. No momento certo, as coisas podem vir à tona".

Sem esconder a indignação com a atuação do árbitro, Paulo André pediu punição a Amarilla. "Não alivia [a revolta], mas é o mínimo que pode ser feito. Agora, só isso não basta, outras medidas devem ser tomadas", comentou o defensor. "Estamos todos chateados, pensando no ''se'', se o juiz tivesse dado o pênalti, se tivesse dado o gol do Romarinho, se o Pato tivesse feito aquele gol", lamentou.

O zagueiro ainda isentou o goleiro Cássio, adiantado no lance em que Riquelme marcou o gol do Boca, no primeiro tempo. "Acho injusto [apontar o goleiro como culpado]. Foi uma bola indefensável. O Riquelme foi cruzar, ele olha para baixo. Ou seja, o Cássio estava posicionado para um cruzamento, não teve culpa, é opinião unânime."

Para Paulo André, a queda aumentou a expectativa sobre a final do Paulistão. Uma vitória seria considerada "uma volta por cima" do time. "Seria uma volta por cima dessa equipe. O título seria justo, se a gente conseguir encaixar um melhor jogo."

Fonte: Estadão

Paulo André garante foco no Santos e pede punição para arbitragem 'estranha' contra o Boca

Zagueiro corintiano fez duras críticas ao árbitro da eliminação na Copa Libertadores


O pensamento do Corinthians agora é no Santos. Após ser eliminados da Libertadores pelo Boca Juniors com o empate em 1 a 1, na última quarta-feira, o elenco voltou aos treinos nesta quinta-feira. Apesar de saber da importância do duelo na Vila Belmiro, que vale o título Paulista, Paulo André admitiu que a queda no Pacaembu ainda está entalada.

- Digerir essa eliminação ainda não, mas a gente coloca de lado. Ainda mais por ter sido inaceitável o que aconteceu no Pacaembu. Mesmo assim a vida segue e temos de focar no Santos. Será uma grande volta por cima conseguir esse título - afirmou, também destacando a vantagem de poder empatar na Baixada Santista após a vitória por 2 a 1 no jogo de ida.

Mas o assunto "Carlos Amarilla" também foi muito comentado no CT Joaquim Grava. Tendo de responder diversas perguntas sobre a arbitragem do paraguaio, que anulou um gol legal de Romarinho e não deu um pênalti claro par ao Timão, Paulo disse que o trabalho do mesmo foi, no mínimo, estranho.



Foto: Reginaldo Castro/LANCE!Press


- Complicado responder se tem algo a mais. Ninguém tem provas, eu não tenho. Julgando sem provas eu vou ser punido, vai sair da minha esfera... Mas foi bem esquisito, você errar um pêmalti, não ter visto, é uma coisa. Mas a postura dele foi estranha o jogo todo. Acho que tem de averiguar. Não só o jogo do Corinthians, mas qualquer outro deste tipo. A gente não reclama de não passar, mas do jeito que foi - disse o camisa 13.

Por fim, o zagueiro fez questão de cobrar uma postura da Conmebol perante aos erros do trio de arbitragem paraguaio. Se vai ter punição, para ele, é outra história.

- Uma punição não alivia em nada para gente, a dor é a mesma, já estamos fora e o clube deixa de arrecadar dinheiro. Mas acho justo ter alguma ação, é o mínimo para coibir as péssimas decisões deles. Outras medidas têm de ser tomadas para que isso não se repita - concluiu.

Fonte: Lance!NET

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sobre o jogo de ontem...

... eu estive lá no Pacaembu. Eu fui para apoiar meu time de coração, depois de uma péssima atuação contra o Boca Juniors na Bombonera, no dia 01 de maio. Nunca fui pra nenhum de quarta-feira, por conta do trabalho. Mas dessa vez eu tive que ir, empurrar o Corinthians até a classificação. E foi isso que eu fiz. Foi isso que mais de 36 mil torcedores fizeram. O tempo inteiro.


Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Não vou comentar aqui que o Corinthians não jogou tudo que podia jogar, nem do assalto que todos viram vindo do senhor Carlos Amarilla. Eu só queria dizer que, apesar da tristeza, me sinto muito honrada e muito orgulhosa de ter feito parte da festa que a torcida do Corinthians fez ontem, não só durante a partida, mas depois dela. Foi uma das coisas mais legais que já vi em toda minha vida, e é algo que eu vou levar pra sempre no meu coração. Foi simplesmente lindo, de arrepiar. E creio que os jogadores entenderam nosso recado, afinal, não faltou vontade nem raça da parte deles. Lutaram até o fim. E isso é Corinthians.

Abaixo um vídeo do que fizemos ontem à noite, ou só um pedaço:




Hoje o Paulo André se manifestou no Facebook, depois de entrevista coletiva, agradecendo ao apoio de ontem, o que, confesso, arrancou uma lágrima:

Galera, só queria agradecer o apoio e o amor que vocês demonstraram ontem. Vivemos de Corinthians e isso basta. Foi o que entendi da manifestação de ontem. Não importa o que fizeram com a gente, vamos batalhar pra conquistar tudo de novo. E que domingo seja um dia feliz!
Quem não está triste e revoltado com o que aconteceu? Perde o futebol, perdem os apaixonados e os que acreditam no esporte, como eu. Estou escrevendo porque fui escalado para dar a entrevista coletiva hoje, em nome do grupo e do clube que são muito maiores do que eu, então falei o que devia, não tudo o que queria... Que a política e os interesses pessoais deixem o espetáculo futebol em paz. Mas se não deixarem, que façamos algo para mudar isso. #pelobemdofutebolbrasileiro #semclubismo

Valeu, Paulo André. Valeu, Corinthians. Se Deus quiser, domingo lavaremos nossa alma!

Paulo André nega falha de Cássio e surpresa com jogada de Riquelme

Bruno Grossi, especial para a GE.net
São Paulo (SP)

Como líder do elenco do Corinthians, Paulo André concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira e cumpriu seu papel. Sereno, o zagueiro soube medir as palavras contra a arbitragem e deixou claro que ninguém no elenco viu falha de Cássio no gol do Boca Juniors, marcado por Juan Roman Riquelme e responsável por eliminar o Timão da Copa Libertadores da América.

Ainda no primeiro tempo da partida no Pacaembu, Riquelme participou de jogada ensaiada na ponta direita em cobrança de falta. Ao receber passe curto, o camisa 10 xeneize soltou o pé direito na bola, surpreendeu Cássio e acertou o ângulo da meta alvinegra. Diferentemente de parte da torcida, Paulo André não condenou o arqueiro e lembrou que o argentino buscava o cruzmento.

“Foi uma bola indefensável. Com certeza absoluta ele foi cruzar. Olhou para baixo e nós vimos mais de dez vezes essa jogada de dois toques em vídeos. É muito difícil alguém chutar dali, por mais que seja um Riquelme. O Cássio não teve culpa nenhuma, não estava adiantado no lance. É unanimidade aqui que ele não falhou”, sentenciou.


Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press


Em entrevista exclusiva concedida à GazetaEsportiva.net, Riquelme revelou ter combinado com os companheiros que chutaria para o gol em todas as cobranças de falta, mas não enganou Paulo André. O zagueiro afirmou ter estudado a jogada ensaiada do Boca com os vídeos produzidos pela comissão técnica, mas que um lance de sorte ajudou o armador a marcar um golaço e eliminar o Corinthians.

“Eu vi que ele tentou cruzar pelo gesto que ele fez. A bola dá uma quicada, ele pega mal na bola e faz um golaço. Os jogos são todos gravados, com seleção gravada por jogador, por setor. Cada um escolhe se quer ver ou não e como quer ver. Mas não é só porque ele cruzou dez vezes que ele vai cruzar todas. Agora, pelo menos ajuda a se posicionar e não ser tão surpreendido”, explicou.

Fonte: Gazeta Esportiva

Paulo André minimiza pena a Amarilla e quer que algo "venha à tona"


Bruno Grossi, especial para a GE.net
São Paulo (SP)


A Conmebol ainda não se manifestou oficialmente sobre a atuação de Carlos Amarilla no empate com o Boca Juniors que eliminou o Corinthians da Libertadores, mas nem uma possível punição ao árbitro basta. Escolhido pela assessoria de imprensado clube para dar entrevista nesta quinta-feira, Paulo André espera que a verdade sobre o que ocorreu no Pacaembu apareça.

“No momento certo, as coisas podem vir à tona”, disse o zagueiro, dando a entender que os próprios jogadores têm mais a declarar. “Agora precisamos focar no Santos para que a gente consiga ser campeão. A partir de segunda, faremos um pouco diferente. Podemos vir aqui e falar mais.”

A afirmação do defensor foi uma explicação para a postura mais contida dos atletas em relação às dos dirigentes, que não pouparam o árbitro paraguaio. O diretor de futebol Roberto de Andrade, por exemplo, garantiu que Amarilla atuou “sob encomenda” para tirar o clube da competição e até duvidou de qualquer ação não só da Conmebol, mas também da CBF e da Federação Paulista de Futebol a favor do Timão.

Apesar disso, existe a possibilidade de o paraguaio ser punido e até deixar de apitar partidas nesta Libertadores. Uma pena que não satisfaz Paulo André. O zagueiro gostaria que atitude mais eficiente fosse tomada para evitar novos problemas como os vistos no Pacaembu.


Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

“Não alivia em nada. A dor é a mesma”, simplificou, ressaltando os prejuízos ao Corinthians. “O clube deixa de arrecadar dinheiro. (A punição) É mais que justo e o mínimo que pode ser feito para tentar coibir atuações péssimas, mas só isso não basta. Outras medidas devem ser tomadas para que isso não se repita.”

O defensor não quis nem se alongar sobre qualquer relação da morte de Kevin Beltrán Espada com a atuação de Amarilla – o boliviano de 14 anos foi atingido por um sinalizador disparado da torcida corintiana na estreia do atual campeão na Libertadores deste ano, em 20 de fevereiro, no empate com o San José, na cidade de Oruro.

“É uma questão política, o Duílio (Monteiro Alves, diretor adjunto de futebol), o Roberto (de Andrade) e o (presidente Mário) Gobbi podem falar mais sobre isso. Mas o Corinthians não foi duro com a Conmebol. Se foi por isso, é uma sacanagem maior ainda”, reclamou Paulo André, lembrando que o Corinthians chegou a atuar sem torcida no Pacaembu, contra o Millonarios, como punição pela morte de Kevin Beltrán Espada.

Paulo André dispara: 'Queria mandar o Amarilla para aquele lugar'

Zagueiro do Corinthians afirma que erros de arbitragem foram cruciais para eliminação na Libertadores e espera punição de árbitro paraguaio



Por SporTV.com
São Paulo


Prejudicado por erros de arbitragem, o Corinthians acabou sendo eliminado da Libertadores após o empate em 1 a 1 com o Boca Juniors na última quarta-feira. O sentimento de indignação da equipe paulista com o trabalho árbitro paraguaio Carlos Amarilla e seus dois auxiliares ficou claro. A ponto do zagueiro Paulo André afirmar, nesta quinta-feira, que gostaria de xingar Amarilla e deseja a punição do juiz.

- Queria mandar o Amarilla lá para aquele lugar. Mas, que no mínimo, ele seja punido e não apite mais nosso jogo, não entre mais em competições importantes, porque realmente foi péssimo e atrapalhou muito, não só nosso time, mas todo uma torcida que está do nosso lado querendo vencer - disparou Paulo André.

Após o fim da partida, o técnico Tite não escondeu a indignação com o ocorrido, mas cumprimentou o trio de arbitragem. Porém, em entrevista coletiva, revelou que seu ato foi “cínico”. Para Paulo André, os erros foram determinantes, mas a equipe fez bom jogo e merecia passar. As principais reclamações são sobre um pênalti não marcado em Emerson Sheik e dois gols anulados, de Romarinho e Paulinho, um em cada tempo (confira todos os erros).

 - Os erros de arbitragem foram cruciais para o resultado final. Se a gente consegue abrir dois gols de vantagem com 30 minutos, que foi o lance do pênalti do Sheik, a expulsão do jogador e o gol do Romarinho, a história seria outra. Como a gente não pode trabalhar com "se", depois do gol do Riquelme, realmente houve uma afobação para tentar reverter a situação e isso prejudicou nosso time. Mesmo assim criamos chances, tivemos oportunidades e poderíamos ter vencido por 3 a 1 e garantido nossa classificação. Ou seja, apesar de tudo a equipe fez um bom jogo e merecia passar.

Agora, o Corinthians precisa se recompor para, no próximo domingo, enfrentar o Santos na decisão do Paulistão. Com a vitória por 2 a 1 na primeira partida, em casa, o zagueiro acredita que time precisa manter postura agressiva em campo.

- Acho que psicologicamente estando forte, a equipe vem apresentando um bom futebol, sendo intensa e agressiva nas partidas e acho que vamos ter que repetir o mesmo padrão de jogo que a gente teve no domingo passado que foi agredir o Santos ir para cima e buscar logo o gol. Acho que com mais um gol lá dentro e saindo na frente a gente tem chances de vencer a partida.

Fonte e link para vídeo: SporTV

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Paulo André pede agressividade ao Corinthians diante do Boca Juniors

Zagueiro aponta caminho para o Timão superar os argentinos e exalta o volante Paulinho: 'Ele é nosso ponto de desequilíbrio'



Por SporTV.com
São Paulo


Em época de decisões, o Corinthians mal tem tempo de comemorar a vitória sobre o Santos por 2 a 1 na primeira partida da final do Paulistão. Agora, o Alvinegro muda o foco para a Libertadores, já que colocará em jogo uma vaga nas quartas de final da competição diante do Boca Juniors, nesta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu. Paulo André aponta o caminho para o Timão reverter a desvantagem de ter perdido por 1 a 0 em Buenos Aires. Para o zagueiro, agressividade pode dar a vitória ao time do técnico Tite.

- Acho que no primeiro jogo faltou agressividade. Houve disputa e vontade, mas não conseguimos agredir o Boca. Precisamos ter ambição de fazer o gol, de marcar um pouco mais à frente. Espero essa agressividade contra o Boca. Demos um tempo no Santos. A partir desta segunda, o Tite deve falar sobre o Boca, contar qual será a formação deles, que provavelmente será diferente para esse jogo de volta - disse o beque, em participação no programa “Arena”.


Foto: Marcos Ribolli


Paulo André, que anotou o segundo gol contra o Santos, ressalta também o papel de Paulinho na partida desta quarta. O zagueiro torce para que o volante possa repetir a boa atuação contra o Peixe para ser decisivo a favor do Timão mais uma vez.

 - O Paulinho é fundamental, nosso ponto de desequilíbrio, é o homem surpresa no ataque e auxilia muito o Ralf na marcação. Ele fez uma bela partida contra o Santos. Quando ele está bem, faz com que o time jogue bem – disse Paulo André.

Paulo André ainda destaca que o Corinthians não abrirá mão do Paulistão para avançar na Libertadores. O zagueiro confia que o Timão se sairá bem nas duas frentes de disputa.

- Estamos muito focados. Nosso time foi montado para ir longe na Libertadores. Depois de quarta-feira pensamos no Santos, porque não vamos abrir mão também. A margem de erro nesses jogos é pequena e, por isso, estamos voltados sempre para o próximo passo.

Fonte: SporTV.com

Paulo André vê gol do Santos como lição para o jogo contra o Boca

Após balançar a rede na final do Paulistão, zagueiro pede atenção redobrada do Corinthians diante do time argentino, pela Libertadores


Por Carlos A. Ferrari e Rodrigo Faber
São Paulo

O Corinthians chegou a abrir dois gols de vantagem no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, contra o Santos, neste domingo, mas não segurou o ímpeto do time da Baixada até o final e encerrou a partida com vitória por 2 a 1. Autor do segundo gol do Timão, o zagueiro Paulo André alertou: o fato de o Peixe ter balançado as redes deve servir como lição para a partida da próxima quarta-feira, contra o Boca Juniors.

Derrotado por 1 a 0 em Buenos Aires, o Corinthians precisa de uma vitória por dois gols de diferença para avançar às quartas de final da Taça Libertadores da América. Caso o resultado deste domingo se repita no meio de semana, o Timão está eliminado da competição continental – o Boca Juniors avançaria por ter balançado as redes como visitante.

– O gol do Santos foi uma lição para quarta-feira. Se fizermos 2 a 0, não podemos tomar gol de jeito nenhum. Fico muito feliz por ter ajudado a equipe neste domingo, mas temos dois jogos importantes e queremos duas vitórias – afirmou Paulo André.

Ao contrário da semana passada, quando o Corinthians pôde se dedicar única e exclusivamente aos treinamentos, a equipe terá agenda cheia até o próximo domingo. No prazo de cinco dias, disputará os dois jogos mais decisivos do semestre até aqui. Primeiro, para seguir na Libertadores. Depois, para voltar a conquistar o Paulistão após quatro anos.


Foto: Marcos Ribolli

 Desta vez, a situação se inverterá. Enquanto o Timão terá pela frente o Boca Juniors antes de fazer o segundo jogo da final do estadual, o Santos, de folga na Copa do Brasil, poderá utilizar o tempo livre para corrigir os erros e se preparar para o clássico decisivo.

Ciente de que precisará de uma equipe completamente focada na próxima quarta-feira, o técnico Tite antecipou a concentração. Após o treino desta segunda à tarde, os jogadores já permanecerão em regime fechado no CT Joaquim Grava. Paulo André exaltou a preocupação com o confronto diante do time argentino e o caráter imprevisível da final do Paulistão.

– Jogando na Vila Belmiro tudo pode acontecer. É claro que não jogar no meio de semana já ajudaria, mas quem quer ser campeão tem de passar por cima de tudo. Primeiro vamos pensar no Boca, depois voltamos para o Santos – completou.

O gol sofrido como mandante já eliminou o Corinthians de uma Libertadores da América. Em 2010, após perder para o Flamengo por 1 a 0 pelas oitavas de final da competição, no estádio do Maracanã, o Timão superou o time carioca por 2 a 1 no estádio do Pacaembu, mas acabou fora por ter sido vazado em seus domínios.

domingo, 12 de maio de 2013

Gol do Corinthians! Paulo André pega rebote em lance de escanteio e amplia contra o Santos

Depois de alguns meses de jejum, Paulo André voltou a marcar pelo Corinthians -- e de pé. Ele marcou o segundo gol do Corinthians no jogo contra o Santos, na primeira partida da final do Campeonato Paulista. Confira:


Parabéns, guerreiro!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Paulo André cobra 'mais eficiência' do Timão em sequência decisiva

Após balançar a rede na final do Paulistão, zagueiro pede atenção redobrada do Corinthians diante do time argentino, pela Libertadores


Por Carlos A. Ferrari e Rodrigo Faber
São Paulo

O Corinthians chegou a abrir dois gols de vantagem no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, contra o Santos, neste domingo, mas não segurou o ímpeto do time da Baixada até o final e encerrou a partida com vitória por 2 a 1. Autor do segundo gol do Timão, o zagueiro Paulo André alertou: o fato de o Peixe ter balançado as redes deve servir como lição para a partida da próxima quarta-feira, contra o Boca Juniors.

Derrotado por 1 a 0 em Buenos Aires, o Corinthians precisa de uma vitória por dois gols de diferença para avançar às quartas de final da Taça Libertadores da América. Caso o resultado deste domingo se repita no meio de semana, o Timão está eliminado da competição continental – o Boca Juniors avançaria por ter balançado as redes como visitante.

– O gol do Santos foi uma lição para quarta-feira. Se fizermos 2 a 0, não podemos tomar gol de jeito nenhum. Fico muito feliz por ter ajudado a equipe neste domingo, mas temos dois jogos importantes e queremos duas vitórias – afirmou Paulo André.

Ao contrário da semana passada, quando o Corinthians pôde se dedicar única e exclusivamente aos treinamentos, a equipe terá agenda cheia até o próximo domingo. No prazo de cinco dias, disputará os dois jogos mais decisivos do semestre até aqui. Primeiro, para seguir na Libertadores. Depois, para voltar a conquistar o Paulistão após quatro anos.


Foto: Marcos Ribolli

 Desta vez, a situação se inverterá. Enquanto o Timão terá pela frente o Boca Juniors antes de fazer o segundo jogo da final do estadual, o Santos, de folga na Copa do Brasil, poderá utilizar o tempo livre para corrigir os erros e se preparar para o clássico decisivo.

Ciente de que precisará de uma equipe completamente focada na próxima quarta-feira, o técnico Tite antecipou a concentração. Após o treino desta segunda à tarde, os jogadores já permanecerão em regime fechado no CT Joaquim Grava. Paulo André exaltou a preocupação com o confronto diante do time argentino e o caráter imprevisível da final do Paulistão.

– Jogando na Vila Belmiro tudo pode acontecer. É claro que não jogar no meio de semana já ajudaria, mas quem quer ser campeão tem de passar por cima de tudo. Primeiro vamos pensar no Boca, depois voltamos para o Santos – completou.

O gol sofrido como mandante já eliminou o Corinthians de uma Libertadores da América. Em 2010, após perder para o Flamengo por 1 a 0 pelas oitavas de final da competição, no estádio do Maracanã, o Timão superou o time carioca por 2 a 1 no estádio do Pacaembu, mas acabou fora por ter sido vazado em seus domínios.

Punição a Jorge Henrique surpreende elenco corintiano

Paulo André diz que afastamento do atacante não tem relação com briga dele com Tite


VITOR MARQUES - Agência Estado

SÃO PAULO - O afastamento de Jorge Henrique por indisciplina, nesta quinta-feira, surpreendeu o elenco do Corinthians. Às vésperas de uma série de jogos decisivos, o anúncio da punição aos jogadores foi feito antes mesmo do início do treino e "pegou todos de surpresa", de acordo com o zagueiro Paulo André.

Foto: José Patrício/Estadão


"O Tite reuniu o grupo e ele e o Edu [Gaspar, gerente de futebol] nos informaram que o Jorge Henrique está afastado. Não falaram o motivo, mas nos agradeceram por confiarmos na decisão da diretoria e da comissão técnica. Fomos pegos de surpresa, a gente não tinha ideia do que estava acontecendo", admitiu o defensor.

A diretoria do Corinthians não revelou o motivo da punição e nem deu um prazo para a reintegração do atleta. Jorge Henrique não foi relacionado para o clássico com o São Paulo, no domingo, porque teria pedido dispensa alegando problemas particulares. Depois disso, teve uma conversa com a diretoria e, diante de um ato de indisciplina não revelado, acabou sendo afastado do elenco por tempo indeterminado.

A punição surpreendeu os demais jogadores, mas não deve abalar o time antes das próximas partidas, afirmou Paulo André. "Quando você entra em campo, essas coisas ficam de lado", declarou o zagueiro, que não deixou de elogiar o companheiro. "O Jorge está há quase cinco anos com a gente. É amigo, companheiro e nos ajudou em momentos difíceis, mas se a diretoria e a comissão técnica tomaram essa decisão, o motivo deve ter sido justo".

O defensor não deu qualquer detalhe sobre os motivos da punição aplicada ao atacante. Mas indicou que o afastamento não seria consequência de algum eventual desentendimento com o técnico da equipe. "O Tite tem conduzido o grupo de maneira ética e trata todos da mesma forma", frisou.

Para Paulo André, o grupo deve superar rapidamente este episódio para encarar a sequência de jogos que começa no domingo, no primeiro duelo da final do Paulistão, contra o Santos. "Temos de superar isso porque estamos numa semana decisiva. Espero que a gente tenha foco e atenção para jogar nosso melhor e construir a vitória", projetou.

Depois de enfrentar o Santos, o Corinthians volta a campo na quarta-feira para o segundo jogo contra o Boca Juniors, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O time brasileiro precisa reverter a vantagem dos argentinos, que venceram a partida de ida por 1 a 0, em Buenos Aires.

No domingo seguinte, o time do técnico Tite voltará a fazer o clássico com o Santos, na Vila Belmiro, na segunda partida da decisão do Estadual. Jorge Henrique está fora destes três próximos jogos do Corinthians. Ele treinará em separado enquanto estiver afastado.

Fonte: Estadão.com

Paulo André exalta foco e vê Timão blindado de 'caso Jorge Henrique'

Zagueiro diz que afastamento do atacante não influenciará na atuação do Corinthians contra o Santos, no próximo domingo, pela final do Paulista


Por Rodrigo Faber
São Paulo

A notícia do afastamento do atacante Jorge Henrique foi uma surpresa para os jogadores do Corinthians. Na tarde desta quinta-feira, a diretoria do clube anunciou que o atleta treinará separadamente por tempo indeterminado, devido a um ato de indisciplina. O zagueiro Paulo André disse que o elenco também não recebeu qualquer informação detalhada sobre o caso, mas assegurou que o problema não abalará o Timão para os jogos decisivos dos próximos dias.

Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com


No domingo, às 16h (horário de Brasília), o Corinthians disputa o jogo de ida da final do Campeonato Paulista, contra o Santos, no estádio do Pacaembu. Na sequência, antes de fazer a segunda partida da decisão diante do Peixe, encara o Boca Juniors por uma vaga nas quartas de final da Taça Libertadores da América.

– Fomos a campo no mesmo horário de sempre. O Tite reuniu o grupo, junto com o Edu (Gaspar, gerente de futebol) e a comissão técnica, e nos informou de que a partir de agora o Jorge Henrique treinaria afastado por decisão da diretoria. Ele não falou dos motivos, não explicou o porquê, mas nos agradeceu por confiarmos neles – explicou Paulo André.

 – Quando entrarmos em campo, vamos esquecer isso. O grupo continua unido da mesma forma. Deve ter sido alguma coisa muito importante, que possa conturbar a liderança, por isso talvez tenham tomado uma atitude mais drástica. O Tite tem conduzido a equipe da mesma forma, tratando todos de forma ética.

O defensor disse que todos os jogadores continuam focados em superar o Santos e criar vantagem para o jogo de volta, já que o tempo de preparação será menor. Ao contrário desta semana, quando o Timão não teve compromisso pela Libertadores e pôde treinar de olho única e exclusivamente no clássico, a equipe irá à Vila Belmiro apenas quatro dias após encarar o Boca Juniors.

– O time chega bem, concentrado. Já cruzamos com o Santos em jogos decisivos em 2011 e 2012, e todos foram decididos em detalhes e pequenos erros. Sabemos que a conquista vai passar por isso. Temos de ter foco e concentração. Esse é nosso objetivo.

Corinthians e Santos se enfrentaram em dois confrontos de mata-mata nos últimos dois anos. Primeiro, o time da Baixada levou a melhor, conquistando o Campeonato Paulista de 2011 sobre o rival ao empatar sem gols no Pacaembu e vencer por 2 a 1 na Vila Belmiro. No ano seguinte, o Timão daria o troco pela semifinal da Taça Libertadores da América: após triunfo por 1 a 0 fora, a equipe do Parque São Jorge empatou por 1 a 1 na capital e assegurou a vaga na decisão.


Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians


Paulo André apoia direção no caso J. Henrique e sugere "quebra de unidade"

Não foi nenhuma surpresa quando Paulo André apareceu para conceder entrevista nesta quinta-feira, no CT do Parque Ecológico. Porta-voz do Corinthians nos momentos de crise, o zagueiro foi para falar sobre o afastamento de Jorge Henrique por indisciplina.


Foto: Ricardo Matsukawa/Terra


O beque disse que a informação foi passada pelo técnico Tite antes do treino, em uma reunião que teve também a presença do gerente de futebol Edu Gaspar. Sem convencer ninguém, ele afirmou não saber o motivo da decisão, mas fez um palpite genérico e manifestou confiança na diretoria.

"O Tite tem conduzido o grupo de uma maneira muito legal, muito ética, tratando todo o mundo da mesma forma. Talvez alguma coisa muito importante, que possa quebrar essa unidade, possa ter causado a separação do Jorge do grupo. É importante resolver os problemas para que as pessoas que cheguem entendam como se trabalha aqui dentro, com lealdade e confiança".

"Vão nos comunicar na hora certa. Essa diretoria tem nos dado um suporte muito bacana desde a época do Andrés (Sanchez)", emendou Paulo André, citando nominalmente os dirigentes Roberto de Andrade, Duílio Monteiro Alves e Edu. "Acreditamos que eles tenham tomado a melhor decisão."

Jorge Henrique e os demais jogadores foram comunicados sobre o afastamento nesta quinta. O atacante não apareceu no treino do último sábado, véspera do confronto semifinal com o São Paulo, pelo Campeonato Paulista, apontando problemas familiares, e acabou sendo cortado do banco de reservas.

Ainda que não tenha sido confirmado o motivo da punição ao camisa 23, a ausência antes de um jogo importante pegou muito mal com a comissão técnica. A justificativa da falta também pode não ter sido exatamente recebida sem desconfiança.

"Depende do treino. Às vezes, você está fazendo o trabalho e nem percebe que o cara não veio. Quando é um coletivo e o cara é importante no time, isso atrapalha a programação. Depende. Às vezes, tem justificativa", afirmou Paulo André.

O zagueiro, por fim, apostou que o problema será superado na final do Campeonato Paulista. A possível reintegração de Jorge Henrique, que parece improvável no momento, só acontecerá após a decisão contra o Santos, nos dois próximos domingos.

"Para falar bem a verdade, quando se entra em campo, essas coisas ficam esquecidas. A mesma coisa acontece com problemas familiares, pessoais, questões até mais importantes do que essa, que acabam ficando de lado. É claro que o Jorge é importante, ajudou a gente em jogos difíceis, a falta é grande, tecnicamente falando. Mas uma decisão foi tomada por algum motivo justo. Cabe a nós suprir essa ausência", resumiu o porta-voz do Corinthians.

Fonte: Terra

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Reportagens sobre Paulo André

Eu criei este blog com o intuito de registrar notícias, reportagens e informações sobre nosso querido zagueiro camisa 13 do Corinthians Paulo André.

No mês passado postei uma entrevista para a Revista em Dia, e gostaria de poder publicar mais publicações que saíram em edições de jornais e revistas, até para compor uma espécie de arquivo. Algumas eu consegui achar na internet na íntegra; outras estão publicadas parcialmente, mas muitas não estão estão disponíveis, como uma reportagem para a Revista Poder.

Por isso, se por acaso você tiver alguma matéria sobre o Paulo André e gostaria de vê-la publicada aqui, é só mandar um email para alinebritto19@gmail.com. Pode ser o scan, a transcrição, foto, fica a seu critério. E, é claro, nós lhe daremos todos os créditos.

Espero poder contar com vocês!

domingo, 5 de maio de 2013

Paulo André minimiza pressão sobre a defesa para a volta com o Boca

Helder Júnior
São Paulo (SP)

O técnico Tite sabe que é fundamental o Corinthians não sofrer gols no Pacaembu, no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América, para conseguir eliminar o Boca Juniors após a derrota por 1 a 0 em La Bombonera. Para o zagueiro Paulo André, no entanto, a defesa do time brasileiro não irá a campo mais pressionada em 15 de maio.

“A gente não costuma separar o Corinthians por setores. O certo é falar de um conjunto, que vem jogando bem e vencendo nos últimos anos. Por isso, a preocupação defensiva será do time inteiro, e não só de quem joga mais atrás”, discursou Paulo André.

Com o tropeço no jogo de ida, o Corinthians precisa vencer o Boca por dois gols de vantagem para conseguir a sua classificação no Pacaembu. Devolver o 1 a 0 de La Bombonera levará a decisão da vaga nas quartas de final para a disputa por pênaltis.


Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press


Por enquanto, Paulo André não quer pensar na desvantagem que o Corinthians teria com um eventual gol marcado fora de casa pelo Boca. “Temos um jogo importante no domingo antes e devemos apresentar um desempenho melhor para chegar à vitória”, disse, referindo-se ao clássico com o São Paulo, que vale um lugar na final do Campeonato Paulista.

A preocupação do zagueiro com o Estadual é tamanha que ele nem sequer pensa em ser poupado para a Libertadores. “É claro que não. Estamos falando de uma partida decisiva. Todo o mundo vai jogar, à exceção de quem estiver lesionado”, concluiu Paulo André.


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Paulo André: 'Timão às vezes apanha, mas se levanta muito rápido.' L!NET lista exemplos de superação rápida

Zagueiro destaca a força da equipe corintiana na era Tite. Em cinco momentos, como na queda para o Tolima (COL), reação a uma derrota doída foi automática


A palavra de ordem no Corinthians é superação. E com urgência. Derrotado por 1 a 0 para o Boca Juniors na Bombonera, onde teve a pior atuação desta temporada e a derrota mais doída dos últimos dois anos na Libertadores, o Timão precisa deixar o tropeço para trás para que o abalo não atrapalhe a equipe na semifinal do Paulistão, contra o São Paulo, domingo, às 16h, no Morumbi.

Desafio que, na era Tite, já foi atingido em pelo menos cinco ocasiões. A última delas após uma derrota para o mesmo Tricolor. Na despedida do Brasileirão antes da viagem para o Mundial, a equipe foi derrotada por 3 a 1 contra um time totalmente reserva. O revés, que poderia desmotivar o time, foi dissecado e usado como lição.

-- Nós vencemos o primeiro jogo do Mundial hoje -- chegou a dizer Tite, logo após a derrota sofrida.

No jogo seguinte, o Corinthians venceu o Al-Ahly (EGI) por 1 a 0, na estreia do Mundial, e chegou à final.

-- O jogo serviu de aprendizado, nos deu lições para jogos seguintes no Japão -- lembrou, já neste ano.

Antes, o grande baque da equipe na última temporada havia sido diante da Ponte Preta, que eliminou o Timão em pleno Pacaembu nas quartas de final do Paulistão. Com o time abalado, Tite sacou Julio Cesar e Liedson, promoveu as entradas de Cássio e Willian e superou o Emelec (ECU) nas oitavas de [final da] Libertadores com um empate em Guayaquil e uma goleada em casa, por 3 a 0.

-- A grande lição que fica é que equilíbrio emocional é fundamental quando você sai atrás em fases importantes -- analisou na época.

Em 2011, mais três exemplos. Eliminado da Libertadores diante do Tolima (COL) numa quarta-feira, venceu o Palmeiras no domingo pelo Paulistão, com ótima atuação de Julio Cesar e gol de Alessandro. Depois, foi à final contra o Santos, mas perdeu na Vila por 2 a 1. No jogo seguinte, estreou no Brasileirão, venceu o Grêmio e ficou dez jogos invicto.

Após o início avassalador, porém, o Timão passou a oscilar mais no Brasileirão, mas sempre se mantendo na liderança ou na segunda posição. Quando perdeu para Fluminense e Santos em sequência, Tite balançou. Contra o São Paulo, no Morumbi, não podia perder. Chicão foi barrado, Paulo André jogou e o jogo ficou no ótimo 0 a 0.

-- O time tem mostrado nos últimos anos que às vezes apanha, às vezes perde, mas se levanta muito rápido. A gente não vê o clássico como pressão. É uma chance de dar a volta por cima de uma forma positiva. Espero que possamos fazer um bom papel para ganhar novamente a confiança de nossa torcida -- afirmou Paulo André.

-- Somos uma equipe que tem alma, que é maduro, que suporta pressão. Estamos acostumados e esperamos dar a volta por cima no domingo. Os exemplos de superação mostram que esse grupo é forte -- completou.

Fonte: Lancenet